A Estudantina Universitária dos Açores participou no passado dia 18 de março no IX – Instância – Festival de Tunas Académicas da Faculdade de Direito de Lisboa onde arrecadou 5 prémios dos 7 a concurso: Melhor Serenata, Melhor Pandeireta, Melhor Solista, Melhor Instrumental e Melhor Tuna.

O Instância é um evento musical de carácter competitivo organizado pela VenusMonti – Tuna Académica da Faculdade de Direito de Lisboa que este ano teve como palco a emblemática Aula Magna de Lisboa. Ao longo das suas 9 edições, o Instância tem assumido um papel de referência no panorama cultural de Lisboa e da comunidade tunante no país, contando com a participação de várias tunas conceituadas, tanto nacionais como internacionais.

Nesta 9.ª edição estiveram a concurso 4 tunas, Estudantina Universitária dos Açores,  Gatunos – Tuna Académica do Politécnico do Porto, TAFUL – Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa e TASCA – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada. Este festival contou ainda com as atuações extraconcurso da Barítuna – Tuna Feminina da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, da Tuna Helvética – Tuna Mista da Suíça e da Tuna organizadora.

Fundada em 2018, a Estudantina Universitária dos Açores é constituída por atuais e antigos alunos da Universidade dos Açores bem como antigos alunos açorianos (ou com ligação aos Açores) das universidades do país. Desde a sua fundação participou em mais de 40 espetáculos a nível regional. A sua estreia no Teatro Micaelense contou com a participação de vários grupos e artistas de renome regional como Myrica Faya e Aníbal Raposo. Participou e compôs a marcha popular “Marcha do Estudante” para Santa Cruz da Lagoa e, em plena pandemia venceu o concurso “Jovem Autonomia”, organizado pela Direção Regional da Juventude,  com o seu arranjo acapela do Hino dos Açores.

A Estudantina Universitária dos Açores pretende continuar a dedicar-se à preparação de mais espetáculos e produção de um novo repertório com variados temas regionais, nacionais e internacionais levando, assim, o nome dos Açores mais longe.

Artigo anteriorAmerican Corner da UAc entrega prémio ao vencedor do Concurso de Poesia 23
Próximo artigoUAc recebe estudantes do Colégio do Castanheiro