A apresentação pública do “Estudo de Impacto da Universidade dos Açores no Ecossistema da Região Autónoma dos Açores”, realizada na Aula Magna da Universidade dos Açores (UAc) no campus de Ponta Delgada, no dia 20 de junho, resultou de uma parceria entre a UAc e o Grupo Bensaude. Este estudo, conduzido pela Ernst & Young (EY-Parthenon) e apresentado por Ana Caetano, contou com a presença de representantes de entidades governamentais, empresas públicas e privadas e da comunidade académica.

Segundo Ana Caetano, a análise não apenas demonstra o valor presente da universidade, mas também o seu potencial de crescimento e aprofundamento do seu impacto, indicando espaço para expansão e consolidação desse papel.

Na mesa-redonda moderada por Marta Silva, Jornalista da RTP Açores, participaram a Reitora da UAc, Susana Mira Leal, o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, o Juiz Conselheiro Jubilado do Tribunal de Contas, José Manuel Monteiro da Silva, Marco Lopes do Grupo Bensaude, e Paulo Madruga da EY-Parthenon, que destacaram que a UAc desempenha um papel crucial no desenvolvimento económico, social e cultural da região, contribuindo significativamente para a criação de emprego, riqueza e promoção da inclusão social. Apesar dos resultados positivos, há uma necessidade de reforçar o crescimento da universidade, especialmente na atração de talentos e fortalecimento de parcerias estratégicas, visando um impacto ainda maior no futuro dos Açores.

Integrado nas comemorações dos 50 anos da UAc, este estudo representa um momento de reflexão sobre o percurso coletivo da academia com estrutura tripolar, presente em três ilhas de um arquipélago territorialmente descontínuo e ultraperiférico, mas com uma forte vocação atlântica e uma missão universal.

Artigo anteriorS. Jorge assinala os 50 anos da UAc com homenagem a Artur Teodoro de Matos
Próximo artigoRúben Filipe Silva Luz defendeu provas de doutoramento em Biologia