O Projeto Blue Connect – Caso de Estudo da Macaronésia participou do 4th EUROPEAN SYMPOSIUM BY NEREUS REGIONS, realizado em Ponta Delgada, São Miguel, nos dias 2 e 3 de outubro de 2025.

O projeto, coordenado na Macaronésia pela equipa de Helena Calado, docente da UAc, visa desenvolver e implementar estratégias de gestão abrangentes para áreas marinhas protegidas (AMPs) na região.

A investigadora da FCT-UAc, Débora Gutierrez, foi convidada a participar no painel “Ocean Governance & Safety”. Na sua apresentação oral, intitulada intitled “Preliminary results on Biodiversity indicators and Science-based tools to set conservation objectives in Macaronesia”. Débora partilhou os primeiros resultados do Grupo de Trabalho de Conectividade na Macaronésia, no âmbito da iniciativa Blue Connect. 

A sua intervenção trouxe contributos valiosos para a discussão sobre o desenvolvimento de indicadores de biodiversidade e o uso de ferramentas baseadas na ciência para orientar estratégias de conservação na região. O simpósio foi uma plataforma enriquecedora para o projeto Blue Connect na Macaronésia, promovendo o intercâmbio com profissionais e investigadores de toda a Europa. 

Artigo anteriorProjeto Blue Connect realiza missão científica em São Miguel
Próximo artigoUAc assinala comemorações do 50.º aniversário na ilha das Flores