Regional stranding Network of the Azores - RACA (Photographer: Marco Aurelio Santos)

Os investigadores do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS da Universidade dos Açores (Okeanos-UAc) desenvolveram um índex (Entanglement Source Assessment – ENSA) que pretende ser uma ferramenta que reduz a incerteza na distinção da origem dos emaranhamentos de animais marinhos em artes de pesca ou derivados (redes, cabos, linhas etc…).
Esta diferenciação é essencial uma vez que estes emaranhamentos podem ter sido causados na sua origem por artes de pesca operacionais ou por artes de pesca abandonadas, perdidas ou descartadas e que, portanto, já formam parte do lixo marinho.

O ENSA permite uma avaliação sistemática destes casos, integrando critérios pré-definidos sobre o objeto de emaranhamento e do organismo afetado. Este estudo visa aprimorar a precisão no reporte às diferentes políticas internacionais, fornecendo uma ferramenta transparente e padronizada. Isto é relevante pois para reduzir eficazmente as ocorrências destes emaranhamentos, cada tipo de pressão (pesca operacional vs lixo marinho) requer uma estratégia política adaptada.

Consulta o artigo completo aqui.


Artigo anteriorTunídeos apresentam a XXIV edição do El Açor – Festival Internacional de Tunas
Próximo artigoGala de prémios FGF-UAc