No próximo dia 4 de fevereiro de 2023, a partir das 8h30, decorrerá na Universidade dos Açores (UAc), em Ponta Delgada, mais um evento Filosofâncias: Filosofia em Comunidades de Investigação.

Trata-se de um encontro que irá promover uma série de sessões simultâneas de Filosofia com diferentes grupos de crianças, estimando-se a presença de cerca de 100 crianças (alunos da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, de Vila Franca do Campo, e do Projeto Novas Rotas, nas Capelas) acompanhados de professores, familiares e encarregados de educação. As sessões serão facilitadas por especialistas na área, atuais e antigos alunos do Mestrado em Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores, que estarão em Ponta Delgada por ocasião de mais um encontro presencial do curso.

Este evento é organizado pela equipa do projeto “Filosofâncias” da EBS Armando Côrtes-Rodrigues, pelo NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humana (projeto escuto.te), ambos da UAc. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Panivila.

A EBS Armando Côrtes-Rodrigues é a única escola nos Açores com um projeto estruturado de filosofia com crianças, iniciado em 2014/2015, abrangendo hoje cerca de 500 crianças, com sessões regulares e continuadas de diálogo filosófico em comunidade. Desta forma, a filosofia para crianças é uma marca identitária desta Escola, reconhecida no seu Projeto Educativo, e faz parte da estratégia do ProSucesso daquela Unidade Orgânica.

Paralelamente, a Escola tem trabalhado em parceria com a UAc através de um protocolo firmado em 2015, reafirmando o trabalho pioneiro que a nossa Academia tem desenvolvido na área da filosofia para crianças, sendo a única no País (e umas das poucas no mundo) a oferecer um Mestrado nesta área (em regime de Ensino a Distância).

Artigo anteriorAbertura do Curso “Sounds of English” no Campus de Angra do Heroísmo
Próximo artigoCoral da Academia Sénior retoma tradição de Cantar às Estrelas