No passado dia 4 de fevereiro de 2023, decorreu na Universidade dos Açores (UAc), no campus de Ponta Delgada, mais um evento filosofâncias: filosofia em comunidades de investigação.

Tratou-se de um evento integrado num encontro presencial do Mestrado em Filosofia para Crianças da UAc, que promoveu uma série de sessões simultâneas de filosofia com diferentes grupos de crianças. Estima-se que terão estado presentes cerca de 100 crianças (alunos da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, em Vila Franca do Campo, e do Projeto Novas Rotas, nas Capelas) acompanhados de familiares, encarregados de educação e professores. As sessões foram facilitadas por especialistas na área, atuais e antigos alunos do Mestrado, que se deslocaram a Ponta Delgada por ocasião deste encontro presencial.

As filosofâncias foram organizadas pela equipa do projeto de filosofia com crianças da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, pelo NICA – Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Contou ainda com apoio do Projeto escuto.te: vozes das infâncias entre a filosofia e política, financiado pelo Governo dos Açores, da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Panivila.

A sessão de abertura contou com a presença da Magnífica Reitora da UAc, Susana Mira Leal, da Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Graça Melo, e do Presidente do Conselho Executivo da Escola Armando Côrtes-Rodrigues, Luís Veríssimo.

A EBS Armando Côrtes-Rodrigues é a única escola nos Açores com um projeto estruturado de filosofia com crianças, iniciado em 2014/2015, abrangendo hoje cerca de 500 crianças, com sessões regulares e continuadas de diálogo filosófico em comunidade. Desta forma, a filosofia para crianças é uma marca identitária desta Escola, reconhecida no seu Projeto Educativo, e faz parte da estratégia do ProSucesso daquela Unidade Orgânica.

Paralelamente, a Escola tem trabalhado em parceria com a UAc através de um protocolo firmado em 2015, reafirmando o trabalho pioneiro que a nossa Academia tem desenvolvido na área da filosofia para crianças, sendo a única no País (e umas das poucas no mundo) a oferecer um Mestrado nesta área (em regime de Ensino a Distância).

Entrevista ao programa “Açores Hoje” da RTP Açores disponível aqui.

Artigo anteriorUAc recebe estudantes da Escola Secundária Antero de Quental
Próximo artigoUAc celebra Carnaval com baile de máscaras solidário