No dia 24 de novembro, foi inaugurada a exposição “Por entre Calçadas dos Açores: À Descoberta de Simetrias” no Expolab – Centro de Ciência.

A sessão de abertura foi conduzida pelo Diretor Executivo do Expolab, João Paulo Constância, e contou com a presença da Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, da Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc, Cristina Vasconcelos, e da Diretora do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da UAc, Ana Isabel Santos.

Depois das ilhas de Santa Maria e Terceira, chegou a vez da ilha de São Miguel acolher esta exposição que contempla padrões em Calçada Portuguesa das 9 ilhas do Açores, valorizando este importante património ao mobilizar o conceito matemático de “simetria”, de forma didática e interativa, com vista à classificação desses padrões.

Os visitantes são convidados a percorrer uma séria de estações, ao longo da exposição, de modo a classificarem um determinado padrão de repetição (rosácea ou friso), de acordo com o seu grupo de simetria. Cada percurso culmina num expositor com a explicação detalhada das simetrias envolvidas. Adicionalmente, os visitantes recebem informação da localização desse padrão no Arquipélago. Existem 30 desafios e mais desafios estão a ser desenvolvidos.

Os diferentes tipos de simetria podem ser ainda experienciados do ponto de vista didático, pelos visitantes mais jovens, num atelier de expressão plástica e de manipulação de espelhos, com a Matemática em ação!

A exposição “Por entre Calçadas dos Açores: À Descoberta de Simetrias” teve a conceção e coordenação científica de Ricardo Cunha Teixeira, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc e membro do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da UAc, e a produção da exposição contou com o financiamento da Direção Regional da Ciência e Tecnologia.

A exposição baseia-se no Baralho de Cartas das Calçadas dos Açores, uma iniciativa conjunta da Associação Ludus, da UAc e do Expolab.

Artigo anterior2.ª Convenção do Ensino à Distância no Ensino Superior na UAc
Próximo artigoWorkshop “Utilização de métodos físicos e computacionais para a compreensão funcional de novas moléculas” na UAc