A Universidade dos Açores (UAc) acolheu, de 30 de junho a 2 de julho, o 1.º Encontro SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network, subordinado ao tema “Experiências que transformam: Inovação Pedagógica e colaboração no Ensino Superior”, tendo reunido docentes, formadores e especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre inovação pedagógica no Ensino Superior.

O evento, realizado em formato híbrido no campus de Ponta Delgada, contou com conferências, mesas redondas e sessões dinâmicas de trabalho. A sessão de abertura contou com a intervenção da Reitora da UAc, Susana Mira Leal, que reiterou a importância destas iniciativas como estímulo a toda a comunidade académica na criação de abordagens inovadoras e capazes de transformar o Ensino Superior, reconhecendo, contudo, que existe, ainda, um longo percurso a percorrer. Estiveram, igualmente, na sessão de abertura o coordenador do SAPIEN, Carlos Carreto (Universidade NOVA de Lisboa), e o Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato.

O primeiro dia destacou temas como o ensino centrado no estudante, metodologias ativas e o impacto das tecnologias digitais e da inteligência artificial na aprendizagem. Entre os oradores, estiveram João Filipe Matos, professor jubilado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Danny Bielik, presidente do Digital Education Council, e docentes das nove Instituições de Ensino Superior que integram o SAPIEN (a Universidade NOVA de Lisboa, promotora do consórcio, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a Universidade da Madeira, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Egas Moniz School of Health & Science).

O segundo dia foi dedicado à análise e reflexão sobre o curso de formação “Ensinar e Aprender no Ensino Superior”, frequentado por mais de 400 docentes das instituições parceiras. A tarde incluiu uma reunião do Conselho Executivo do SAPIEN para planear as próximas ações.

O SAPIEN é financiado pelo PRR, no âmbito do programa “Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica”. Para mais informações, consulte o site Recuperar Portugal.

Artigo anteriorUAc e OET assinam protocolo de cooperação