A conferência de lançamento do Projeto ATLIC – Atlantic InnoBlue Communities, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Interreg Atlantic Area, decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro na cidade de Santo Tirso, Porto. O ATLIC é um projeto pioneiro que visa criar uma abordagem inovadora para o empreendedorismo e a inovação de jovens no desenvolvimento da Economia Azul no espaço atlântico. Esta iniciativa, à qual a Universidade dos Açores se associou, resulta da colaboração entre 10 entidades oriundas de diversos países, tais como França, Espanha, Portugal e Irlanda.

O projeto visa estabelecer uma comunidade piloto baseada em laboratórios de inovação aberta, transferência de conhecimento, capacitação e redes de apoio, com o objetivo de desenvolver soluções de mercado para os desafios comuns enfrentados na Região. Ao reunir jovens, instituições académicas, PME e instituições públicas e privadas, o ATLIC procura fomentar o envolvimento ativo e a cooperação transnacional, impulsionando assim o desenvolvimento económico sustentável.

Liderada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta iniciativa procura estabelecer as bases para o futuro da Europa Atlântica. Durante os dois dias da conferência, os intervenientes participaram em reuniões de trabalho, workshops e sessões de networking, estabelecendo assim os fundamentos para a construção desta inovadora Atlantic InnoBlue Community.

Artigo anteriorProtocolo entre a FGF e a RAA para desenvolvimento do Projeto “Melhoramento fitossanitário de castas tradicionais de videiras dos Açores”
Próximo artigoCandidaturas abertas para a nova Pós-Graduação em Excelência e Sustentabilidade na Gestão de Serviços