© André Mendonça

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade dos Açores (InUAc) conta com a integração de um novo projeto tecnológico: a Easymap, uma empresa que se foca no desenvolvimento de soluções de monitorização do território, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA), transformando o conhecimento produzido na Academia em soluções para o mercado.

A Easymap especializa-se na conversão de dados recolhidos por satélites e drones em indicadores de suporte para o planeamento e gestão. Através de metodologias avançadas de análise espacial, a plataforma permite a monitorização contínua do terreno, com aplicações diretas na agricultura, ambiente, energia e infraestruturas.

Para Jéssica Uchôa, especialista em desenvolvimento web e CEO da Easymap, a missão da empresa passa por “tornar a informação geográfica acessível e estratégica para as organizações”. A equipa fundadora, composta também por Luca Paiva (Engenheiro de Dados) e Rafaela Tiengo (Geógrafa e Gestora de Projetos), destaca que a fixação na InUAc é fundamental para manter a proximidade do conhecimento científico à investigação produzida na Universidade dos Açores (UAc).

A integração deste projeto reforça a estratégia da UAc, através da InUAc, na valorização e transferência de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da Região através da inovação digital. A UAc dá as boas-vindas à Easymap, desejando à equipa fundadora um percurso de grande sucesso, que se traduza em soluções inovadoras e em impacto positivo no território açoriano.

A página do projeto está disponível aqui.

Artigo anteriorPatrick Joseph defende provas de doutoramento em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX)