O Local Creative Jam Açores, evento intensivo que decorreu nos dias 4 e 5 de março, nas instalações da Incubadora de Empresas da Universidade dos Açores (InUAc) no campus de Ponta Delgada, teve como principal objetivo incentivar os jovens da Região a desenvolver competências para identificar, em grupo, novas oportunidades de negócio na Economia Azul.

Enquadrada neste evento, ocorreu a Sessão de Lançamento do Projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities. A InUAc integra o consórcio deste Projeto com o objetivo de promover o debate sobre os desafios e oportunidades na Economia Azul. Este é um projeto que envolve quatro países (Irlanda, França, Espanha e Portugal) e é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg Atlantic Area.

Esta sessão de lançamento contou com a presença da coordenadora da InUAc, Deborah Estima, dos investigadores Duarte Toubarro, Maria do Carmo Barreto e Ana Costa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc e do Diretor Comercial, Marketing e Impacto da Futurismo, Carlos Picanço.

Decorreram workshops em Design Thinking e Modelo de Negócios para trabalhar as ideias de negócio e uma visita ao IS2E – Laboratório de Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia da UAc. Por fim, as equipas participantes apresentaram as suas ideias a um júri constituído pela coordenadora da InUAc, pelo Investigador, Duarte Toubarro, pelo sócio fundador da Futurismo, Ruben Rodrigues e pela Coordenadora do Azores DMO, Carolina Mendonça.

Para além de adquirirem estas competências, os participantes terão a oportunidade de participar no International Creative Jam que se irá realizar em Lugo nos dias 20 e 21 de março.  Adicionalmente, a equipa vencedora teve como prémio um ano gratuito de incubação na InUAc.

Artigo anteriorSemifinal das Olimpíadas de Química Mais 2024
Próximo artigoAula Aberta pela cineasta islandesa Anna Hildur Hildibrandsdór