O Núcleo de Valorização e Transferência do Conhecimento da InUAc (NVTC) participou, entre os dias 21 e 23 de abril, numa formação avançada realizada na Universidade da Madeira (UMa), dedicada ao reforço de competências na proteção e valorização da propriedade intelectual.

Integrada no projeto InnoVamos – Reforço da inovação aberta transfronteiriça: Impulsionar a I&D&I na Macaronésia e na África Ocidental, a iniciativa decorreu no Edifício da Reitoria da UMa, no Funchal, reunindo profissionais dos Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) da Universidade dos Açores (UAc), da Universidade da Madeira e da Fundação da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes analisaram e partilharam boas práticas relacionadas com a gestão e valorização de resultados de investigação, desde a comunicação da invenção até à sua exploração comercial. O programa integrou sessões dedicadas à proteção da propriedade intelectual, à avaliação da maturidade tecnológica e à ligação entre a investigação e o tecido empresarial.

A iniciativa incluiu ainda uma sessão pública subordinada ao tema “Promoção da inovação e valorização da propriedade intelectual na UMa”, realizada a 22 de abril, que reuniu especialistas e representantes do ecossistema regional de inovação da Madeira para refletir sobre o papel estratégico dos TTO enquanto motores de desenvolvimento e transferência de conhecimento.

Esta ação de capacitação enquadra-se nos objetivos do projeto InnoVamos, que procura alinhar práticas operacionais e consolidar uma rede transfronteiriça de apoio à inovação entre instituições da Macaronésia e da África Ocidental.

O objetivo passa por potenciar o impacto económico e social do conhecimento produzido nas universidades parceiras, promovendo a sua valorização e transferência para o mercado e para a sociedade.

O projeto InnoVamos é financiado pelo Programa INTERREG MAC 2021-2027, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e cofinanciado pela Vice-Presidência do Governo dos Açores – Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, através do Sistema de Incentivos PRO-SCIENTIA.

Artigo anteriorEdição n.º 76 da rubrica Cê de Ciência:A linguagem antes do primeiro choro: como a ciência a revela
Próximo artigoFilipe Martim Pacheco Arruda defende provas de doutoramento em Biologia