Fátima Viveiros, investigadora do Instituto de investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAc), colaborou no livro de divulgação científica “O Fim do Mundo em Cuecas” publicado pela editora “Saída de Emergência”, que tem como objetivo partilhar conhecimento científico de forma divertida.

Os autores foram desafiados a simular cenários apocalípticos de forma científica e com humor. Os perigos considerados incluíram desde os efeitos das alterações climáticas, às pandemias e à Inteligência Artificial, ataques do espaço e supervulcões. A investigadora e docente da UAc foi desafiada a escrever o capítulo sobre a vulcanologia intitulado “E se o vulcão mal-humorado provocasse um inverno nuclear?”, onde tentou conciliar o paradoxo de um cenário catastrófico e humor. Para Fátima Viveiros, o seu maior objetivo é que o público apreenda um pouco mais de conhecimentos de vulcanologia e, se possível, esboce um sorriso. 

O livro foi organizado pelo reconhecido cartoonista Hugo Van der Ding que ilustrou os vários capítulos, e editado por Luís Corte Real. A apresentação do livro decorreu no dia 23 de janeiro no El Corte Inglés, contando com a presença de 12 dos 16 autores.

Artigo anteriorAluna do CTESP em Desenvolvimento de Aplicações Web da UAc é distinguida como uma das 50 jovens cientistas geoespaciais mundiais mais promissoras para 2024
Próximo artigoEdição n.º 21 da rubrica Cê de Ciência: Cientistas aos quadradinhos (II)