As investigadoras Débora Gutierrez, Natali Santos e Bruna de Ramos, da equipa da docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (FCT-UAc) Helena Calado, participaram na reunião online de kick-off do projeto “Sustainable Blue Economy Partnership 2025”, representando a iniciativa MACAROCONNECT.

O projeto tem como objetivo reforçar o conhecimento sobre a conectividade ecológica na Macaronésia, colmatando lacunas relacionadas com a dispersão larvar, os impactos do tráfego marítimo e a consistência oceânica. Para tal, inclui a recolha de zooplâncton, com especial enfoque nas larvas de peixes, e o lançamento de drifters em Cabo Verde, permitindo gerar dados no próprio local que serão posteriormente comparados com modelos de dispersão de partículas.

Cofinanciado pelo Sustainable Blue Economy Partnership, o MACAROCONNECT beneficiará das infraestruturas do Ocean Science Centre Mindelo, em Cabo Verde, criando uma base de dados sobre biodiversidade e conectividade marinha inédita para a região. Espera-se que os resultados do projeto proporcionem avanços significativos na compreensão dos padrões de conectividade na Macaronésia, contribuindo para a gestão sustentável dos ecossistemas marinhos.

Artigo anteriorUAc reforça redes de inovação e cooperação regional e europeia
Próximo artigoParceria entre a UAc e o HDES promove formação