Os investigadores Vítor Gonçalves e Pedro Raposeiro, do Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Açores (CIBIO–Açores) da Universidade dos Açores, participam durante esta semana no XXII Congresso da Associação Ibérica de Limnologia (AIL), que decorre em Vigo, Espanha. Este evento foca-se numa das questões mais urgentes da atualidade: a preservação da funcionalidade dos ecossistemas aquáticos perante as mudanças globais contínuas. Os investigadores do CIBIO-Açores apresentaram trabalhos onde destacam a importância de compreender e mitigar os efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas aquáticos, contribuindo para a criação de soluções sustentáveis que poderão mitigar os impactos ambientais negativos, assegurando a sustentabilidade futura dos recursos aquáticos e da sua biodiversidade.

Vítor Gonçalves expôs o seu trabalho intitulado “Island lake ecosystems experience abrupt regime shifts due to Global Warming”, que demonstra as mudanças drásticas que ocorrem nos ecossistemas lacustres insulares como consequência do aquecimento global. Por sua vez, Pedro Raposeiro falou sobre “Late Holocene climate dynamics in the Azores Archipelago”, onde apresentou uma reconstrução do clima (temperatura e precipitação) passado no Arquipélago dos Açores durante os últimos 1400 anos.

Artigo anteriorArtigo “Resíduos de leite como fonte promissora e sustentável de matérias-primas para o tratamento de feridas diabéticas” em destaque no UAciência
Próximo artigoAcademia IVAR realiza a “International Summer School on Geological Hazards in Volcanic Islands“