A Universidade dos Açores (UAc) esteve presente na SNT2023 Conference, organizada pela CTBTO – Comissão Preparatória para a Organização do Tratado de Proibição Abrangente de Testes Nucleares, que decorreu no Palácio Hofburg, em Viena, Áustria, de 19 a 23 de junho. 

A UAc fez-se representar neste importante evento internacional pelos investigadores Maria do Céu Jesus, Sandro Matos e Nicolau Wallenstein, com a participação na mesa de um painel de discussão do CTBTO Young Professional Network e da apresentação de uma comunicação oral e de um painel eletrónico. Estes trabalhos incidiram sobre a participação no programa On-Site Inspection (OSI) da CTBTO, resultados da monitorização pela estação IS42, da ilha Graciosa, e do acompanhamento da crise Sismovulcânica da ilha de São Jorge por técnicas de infrassons. 

A conferência contou com a participação de cerca de 1000 participantes que puderam explorar diversas temáticas relacionadas com o sistema de verificação do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares e a sua interação com o Planeta Terra, como sistema complexo. Os diversos temas foram apresentados em diversos painéis de discussão, uma centena de apresentações orais e cerca de 400 painéis eletrónicos. 

Artigo anteriorColaboradores da UAc na UROS no âmbito do projeto EXPER
Próximo artigoAbertas candidaturas para Erasmus+ no 2.º semestre de 2023/2024