O IVAR e o CIVISA organizam, pela 3ª vez consecutiva na Universidade dos Açores, a “Noite Europeia dos Vulcões”, que conta com atividades para todas as idades e pretende sensibilizar o público em geral para a temática da Vulcanologia e riscos associados, bem como promover um diálogo aberto entre público e cientístas.

O evento decorre no dia 27 de setembro, no edifício do Complexo Científico a partir das 20h00. A noite inicia-se com uma palestra proferida pela Doutora Rita Marques, intitulada “Quando os vulcões tremem”.

Posteriormente, realizar-se-ão várias atividades que incluem a visita às redes de monitorização instaladas no arquipélago, a realização de fotografias “vulcânicas”, a avaliação da capacidade respiratória dos participantes, bem como a perceção da aplicabilidade dos produtos vulcânicos no dia-a-dia.

A atividade “Vamos cantar aos vulcões”, preparada para o público mais jovem, promete ser um sucesso. Para uma faixa etária dos 14-17 anos, a atividade “Enfrenta o teu vulcão” pretende testar os jovens e a sua perceção do risco na área onde vivem.

A noite terminará com um convívio entre todos os participantes com uma “Prova de águas vulcânicas internacionais”.

No dia 28 de setembro, decorrerá uma visita a vulcões da ilha de S.Miguel (inscrição prévia) e pretende mostrar em ambiente real alguns dos conceitos abordados no dia 27 de setembro.

O evento conta com o apoio da Universidade dos Açores e com financiamento parcial do Governo Regional dos Açores através da DRCT.

Artigo anteriorPalestra promovida pelo IVAR sobre a utilização de difração de raios X na análise de materiais sólidos
Próximo artigoSessão de abertura marca início do ano letivo da Academia Sénior