Na próxima quinta-feira, dia 24 de fevereiro, pelas 15h30, na sala A.001 do edifício do Complexo Científico do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) promove uma palestra com o tema “Gendered dimensions of volcanic and seismic hazards” no âmbito de um estágio da Academia IVAR. A palestra vai ser proferida pela estagiária Pauliina Vesaluoma, licenciada em Economia e Sociologia pela Social Sciences and Humanities, Sciences Po Paris (Europe-North America Programme, Reims Campus).

Desde janeiro de 2022 é estagiária da Academia IVAR, estando inserida no estágio multidisciplinar “ET.6 Perceção e Comunicação de Risco, Preparação para Catástrofes e Resiliênciar”.

A sessão destina-se a abordar as interconexões entre género e perigos naturais explorando as dimensões de género em fenómenos vulcânicos e sísmicos, incluindo a perceção de risco, vulnerabilidade, recursos e impactos. Uma componente da apresentação incidirá na temática de desastres e redução de riscos numa perspetiva de género nos Açores.

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas atividades de divulgação científica coordenadas pelo IVAR e pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

Artigo anteriorArtigo “UAc lidera equipa de estudo sobre a pobreza em Portugal” em destaque no UAciência
Próximo artigoUAc recebe estudantes da Escola Secundária das Laranjeiras