No primeiro ano da Década da Ciência Oceânica da Unesco (2021-2031) e constituindo um importante contributo para a Literacia do Oceano em Portugal e no Mundo Lusófono, será lançado no dia 17 de dezembro às 19h dos Açores o livro de Carla de la Cerda Gomes “Entre a Infância e o Oceano: uma literacia filosófica”, com prefácio de Ricardo Serrão Santos. Carla Gomes dedica-se deste 1997 à Educação Marinha em Portugal e é fundadora do Movimento Oceans-On®, pelo que o seu livro revela também a aventura do seu percurso profissional até aos inícios deste Movimento.

Este livro, que será apresentado por Magda Costa Carvalho, resulta também de um estudo cuidado decorrente da investigação da autora no Mestrado de Filosofia para Crianças da Universidade dos Açores. Surge de uma inquietação com o crescente número de modelos que abordam a Educação Marinha e a sua Literacia do Oceano sem, contudo, pensarem a Infância. Carla Gomes abre caminhos para ressignificar a Infância no Oceano com o conceito filosófico das Infâncias Azuis.

Este livro espelha esta transdisciplinaridade sendo editado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), coordenado por Walter Omar Kohan, também docente convidado do Mestrado em Filosofia para Crianças, da UAc.

Canal Youtube NEFI-UERJ para assistir ao lançamento através deste link.

Artigo anteriorInUAc organizou a primeira Feira do Empreendedor
Próximo artigoFormação “Power your Powerpoint” para estudantes