Realizaram-se no dia 5 de dezembro, pelas 15 horas, no Auditório do Campus da Horta da Universidade dos Açores, as Provas de Doutoramento em Ciências do Mar, requeridas por Mariana Filipa Pereira Silva.

As provas foram avaliadas por um júri presidido pela Doutora Ana Maria de Pinho Ferreira  da Silva Fernandes Martins, Professora Associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta Universidade, sendo vogais os Doutores Marianna Chimienti, Lecturer in Marine Top Predator Ecology da School of Ocean Sciences da Bangor University (Gales, Reino Unido); Elizabeth Alexis McHuron, Reserarch Scientist IV do Cooperative Institute for Climate, Ocean and Ecosystem Studies da University of Washington (EUA); Jorge Miguel Rodrigues Fontes, Investigador Auxiliar do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos da Universidade dos Açores; Sergi Pérez-Jorge, Investigador Auxiliar do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos da Universidade dos Açores; Cara Alyse Gallagher, Tenure Track Researcher do Marine Mammal Research da Aarhus University (Dinamarca).

As provas constaram da discussão pública, com crítica e defesa, de uma tese intitulada: “Assessing the energetic consequences of disturbance on a marine top predator”

O júri deliberou, após votação nominal, atribuir à candidata a qualificação de APROVADA, por unanimidade, e a qualificação expressa pela menção “COM DISTINÇÃO”, por unanimidade.

À nova Doutora os nossos parabéns e votos das maiores felicidades.

Artigo anteriorEdição n.º 67 da rubrica Cê de Ciência: Células com superpoderes
Próximo artigoArtigo “Ano Internacional Quântico 2: O Prémio Nobel da Física 2025” em destaque na UAciência