O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em colaboração com a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) e a Universidade dos Açores (UAc/FCT), organizou no passado dia 29 março, mais uma edição das masterclasses em física de partículas, na qual participaram diversos estudantes do ensino secundário da Região Açores.

As masterclasses são uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre o mundo das partículas subatómicas, incluindo a estrutura do átomo, as forças fundamentais da natureza e a descoberta do Bosão de Higgs.

Durante a atividade, os participantes puderam experimentar a utilização de ferramentas e técnicas utilizadas pelos físicos de partículas na pesquisa de novas descobertas, trabalhando com dados reais do CERN. Além disso, também conversaram com cientistas do CERN por meio de videoconferência, mediada pela Professora Helena Cristina Vasconcelos, e partilharam as suas descobertas com participantes de outras universidades, incluindo a Universidade do Porto e a University of Geneva.

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam aprender mais sobre este campo fascinante da ciência. 

Artigo anteriorSarau Temático na Residência Universitária das Laranjeiras 
Próximo artigoAbertas as inscrições para a Escola de Verão em Robótica Marinha