O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou a Universidade dos Açores no dia 19 de março. Da agenda da reunião com o reitor e as vice-reitoras da instituição constou o contrato-programa plurianual entre a universidade, o Governo da República e o Governo Regional, a prorrogação do prazo da instalação da Escola Superior de Tecnologias da UAc, e as oportunidades de candidatura da academia açoriana às medidas de financiamento que integram o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Passado um ano da negociação dos termos do contrato-programa plurianual, Manuel Heitor nada garantiu, apenas prometendo defender a assinatura do contrato em sede de Conselho de Ministros, tendo em vista a sua implementação em 2022. A propósito, o reitor, que defendeu a importância estratégia da assinatura de tal contrato para o desenvolvimento da instituição, informou que irá aguardar pela audiência com o Presidente do Governo Regional para se pronunciar sobre o assunto.

No que respeita à Escola Superior de Tecnologias, o Ministro autorizou a prorrogação do respetivo prazo de instalação até 31 de dezembro de 2022, de modo a que a instituição possa proceder à contratação de corpo docente próprio para a Escola, requisito para a sua continuidade.