Celebramos o Dia Internacional do Microrganismo, 17 de setembro, com a descoberta de uma nova espécie de bactéria por uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e do Ambiente (IITAA) da Universidade dos Açores, Inês de Castro, Susana Ribeiro, Vanessa Oliveira, Francisco Coelho, Lurdes Dapkevicius, Eduardo Brito de Azevedo e Joana Barcelos e Ramos.

A bactéria, à qual os autores deram o nome de Brachybacterium atlanticum, foi isolada a partir de águas marinhas recolhidas ao largo da ilha Terceira. O isolado foi inicialmente confundido com bactérias de uma outra espécie do mesmo género (B. paraconglomeratum), mas uma análise mais aprofundada demonstrou tratar-se de uma outra espécie. Para além do contributo que esta descoberta traz para a taxonomia microbiana e para o conhecimento das comunidades marinhas, as Brachybacterium pertencem ao filo Actinomycetota, conhecido por ser “metabolicamente talentoso”, por produzir metabolitos com aplicações em muitas áreas das atividades humanas, em particular no que diz respeito à descoberta de novos medicamentos antimicrobianos.

A descoberta foi notificada pela Sociedade de Microbiologia da Europa, que a escolheu como “Micróbio do Mês” para o mês de setembro de 2023. A nova espécie já consta da lista oficial da nomenclatura bacteriana.

Artigo anteriorA Universidade dos Açores já preencheu quase 90% das vagas do CNA
Próximo artigoAulas de Yoga e Zumba no Campus de Ponta Delgada