O Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS da Universidade dos Açores (OKEANOS – UAc) recebeu, no dia 17 de fevereiro, um grupo de estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) para uma atividade enriquecedora, que fez parte de uma viagem formativa com o objetivo de ampliar os horizontes dos alunos, promovendo novos conhecimentos na área da Medicina Veterinária e incentivando o desenvolvimento de competências multidisciplinares e trabalho em equipa.

Durante a visita, Yasmina Rodríguez do OKEANOS – UAc, partilhou o seu conhecimento com os alunos, ensinando-lhes a metodologia de determinação de microplásticos em cagarros, investigação que realiza no âmbito do seu doutoramento. O grupo também teve a oportunidade de aprender com Yasmina e com a Maria Magalhães, da Direção Regional de Políticas Marítimas, sobre a campanha SOS Cagarro, o cagarro e a sua importância como bioindicador de microplásticos na região dos Açores.

A atividade incluiu ainda uma sessão prática nos laboratórios do OKEANOS – UAc, onde os alunos realizaram necrópsias, recolheram amostras e quantificaram microplásticos nos cagarros, aprofundando os seus conhecimentos nesta área.

Artigo anteriorEdição n.º 48 da rubrica Cê de Ciência: Suzanne Noël, uma vanguardista – I
Próximo artigoConferência “As profissões que escolhemos” na UAc