No dia 15 de março, pelas 17h30, no Anfiteatro A.025 do edifício do Complexo Cientifico do polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, irá ser proferida uma palestra com o tema “Laboratory models of plates influencing mantle flow: a story of marred plumes and complex hotspot-ridge melting patterns” pelo Doutor Christopher Kincaid, professor de Oceanografia da Graduate School of Oceanography da University of Rhode Island.

Christopher Kincaid, doutorado em Dinâmica Geofísica de Fluidos, é especialista em modelação 4-D da dinâmica manto-crosta das zonas de subducção, sendo o tempo a quarta dimensão. A aplicação desta metodologia ao Parque Nacional de Yellowstone, permitiu a Kincaid descrever a distribuição da pluma mantélica responsável pelo vulcanismo em Yellowstone.

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas atividades de divulgação científica coordenadas pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica
dos Açores.