Palestra sobre dinâmica manto-crosta nos Açores

15 de março | 17:30 | Anfiteatro A.025

27

No dia 15 de março, pelas 17h30, no Anfiteatro A.025 do edifício do Complexo Cientifico do polo de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, irá ser proferida uma palestra com o tema “Laboratory models of plates influencing mantle flow: a story of marred plumes and complex hotspot-ridge melting patterns” pelo Doutor Christopher Kincaid, professor de Oceanografia da Graduate School of Oceanography da University of Rhode Island.

Christopher Kincaid, doutorado em Dinâmica Geofísica de Fluidos, é especialista em modelação 4-D da dinâmica manto-crosta das zonas de subducção, sendo o tempo a quarta dimensão. A aplicação desta metodologia ao Parque Nacional de Yellowstone, permitiu a Kincaid descrever a distribuição da pluma mantélica responsável pelo vulcanismo em Yellowstone.

Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, insere-se nas atividades de divulgação científica coordenadas pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos e pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica
dos Açores.