Nos dias 10 e 11 de novembro de 2025 realizou-se, no Auditório do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), a ação formativa “Comunicação de Más Notícias em Doenças Crónicas Complexas, Limitantes de Vida e Cuidados Paliativos”. A iniciativa foi promovida pela Universidade dos Açores (UAc), enquanto membro do consórcio “Living the Future Academy” (LFA).

A formação teve como propósito fortalecer as competências dos profissionais de saúde na comunicação de más notícias, promovendo interações mais empáticas, claras e humanizadas com doentes e familiares, em contextos particularmente desafiantes. Entre os conteúdos abordados estiveram modelos estruturados de comunicação, estratégias de gestão emocional, comunicação em cuidados paliativos e autocuidado dos profissionais. Participaram vinte e dois formandos, entre eles enfermeiros e médicos de várias especialidades, o que evidencia a relevância de uma abordagem interdisciplinar para uma prática clínica mais sensível e centrada na pessoa.

Esta já foi a quinta formação LFA realizada pela UAc, com o HDES como parceiro, reafirmando o compromisso do HDES e da Universidade dos Açores com a formação contínua e o aperfeiçoamento das competências comunicacionais das equipas de saúde, contribuindo para cuidados mais éticos, humanizados e orientados às necessidades dos doentes e suas famílias.

O projeto Living the Future Academy (LFA) foi aprovado pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), nos termos do Aviso 01/PRR/2021 e do Convite para Proposta de Contrato Programa (Aviso N.º 002/C06-i03.03/2021 e N.º 002/C06-i04.01/2021), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Artigo anteriorUAc reforça redes de inovação e cooperação regional e europeia
Próximo artigoUAc e Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral assinam protocolo para estágios em Bruxelas