O consórcio de investigação europeu ESMI, do qual a Universidade dos Açores/Fundação Gaspar Frutuoso, é parceira, iniciou uma colaboração com a empresa farmacêutica francesa Servier Laboratories. Esta colaboração pretende abrir caminho para testar medicamentos e, assim, contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos para a doença.
A Iniciativa Europeia para a doença de Machado-Joseph/ataxia espinocerebelosa do tipo 3 (ESMI), uma rede de centros de investigação sediados em cinco países europeus, assinou recentemente um acordo de cooperação com os Laboratórios Servier, Suresnes (França).

A doença de Machado-Joseph (DMJ), também conhecida como ataxia espinocerebelosa do tipo 3, pertence a um grupo de doenças neurodegenerativas hereditárias, sendo a mais frequente deste grupo de doenças, a nível mundial, e atingindo nos Açores uma frequência particularmente relevante. Apesar da mutação genética que causa a doença ser conhecida há mais de 25 anos, a doença permanece sem cura, sendo que os tratamentos atualmente existentes apenas aliviam alguns sintomas, mas são incapazes de impedir a sua progressão. Para permitir o desenvolvimento de ensaios clínicos nesta doença foi criado em 2017 o consórcio ESMI, o qual presentemente acompanha mais de 450 indivíduos, sendo a maioria doentes DMJ. “Os ensaios clínicos para serem informativos exigem um grande número de doentes. Para a DMJ isso só pode ser alcançado através de colaborações internacionais, já que a DMJ é uma doença rara”, refere o Dr. Thomas Klockgether, líder do consórcio. De acordo com a Profª Manuela Lima, investigadora da Universidade dos Açores que coordena a participação da região no ESMI “estamos a entrar numa fase em que começam a surgir terapêuticas muito promissoras, pelo que a colaboração ESMI/Servier é da maior importância, uma vez que facilitará a criação das condições necessárias para desenvolver novos ensaios clínicos e testar novos medicamentos.” A participação dos Açores na Rede ESMI, um esforço colaborativo que reúne profissionais da Universidade dos Açores, Hospital do Divino Espírito Santo, Hospital do Santo Espírito e Associação Atlântica de Apoio aos doentes de Machado-Joseph recebeu, para o período 2020- 2022 o apoio a Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

“O ESMI representa uma oportunidade única em criar sinergias importantes com o principal objetivo de desenvolver novos tratamentos para os portadores da mutação da DMJ. Com esta colaboração, esperamos contribuir significativamente para identificar novos biomarcadores capazes de medir o efeito de novas terapias na progressão da doença e também abrir portas para novos alvos terapêuticos, criando abordagens para os doentes DMJ que atualmente têm tão poucas opções”, David Theron, afirmou o diretor do departamento de Neurociências dos Laboratórios Servier.

Artigo anteriorWorkshop “Matemática a brincar, mas de modo sério”
Próximo artigoColóquio Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural