O Coliseu Micaelense acolheu, no dia 30 de setembro, a edição 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, das 18h00 às 24h00.

Esta iniciativa integra-se no projeto MACARONIGHT que contempla múltiplas ações, que se desenvolvem durante todo o ano letivo, em várias ilhas dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias envolvendo as escolas, universidades, investigadores, centros de ciência, instituições locais e a comunidade.

Neste festival de ciência dedicado aos investigadores, pretendeu-se proporcionar um ambiente de interação e partilha entre a comunidade científica e o público em geral. Com “Ciência ao vivo”, demonstrações, palestras, ateliers, conversas com os cientistas, desafios, jogos e momentos artísticos, proporcionou-se uma noite repleta de atividades para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas.

Em 2022, a Noite dos Investigadores foi dedicada à Missão Starfish: Recuperação dos nossos Oceanos e Águas. Este tema pretende sensibilizar para a importância da investigação científica e tecnológica na proteção do ambiente aquático, com o objetivo de contribuir para a restauração e proteção da saúde dos oceanos e das águas até 2030, celebrando o recurso mais precioso do planeta – a água, fonte de vida.

O projeto MACARONIGHT é liderado por La Palma Research Centre SL (LPRC). Nos Açores, a organização ficou a cargo do Expolab-Centro Ciência Viva em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores.

O evento contou com o apoio da Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, bem como com a participação de várias entidades locais que, em conjunto com diversos cientistas, garantiram o alargado leque de atividades que esta noite ofereceu.

A UAc colaborou nesta iniciativa com a participação de vários investigadores e de centros e institutos de investigação, bem como através da dinamização da atividade “Viajando com Gaspar”, pela Fundação Gaspar Frutuoso. O evento contou também com a presença do “Espaço UAc”, organizado pelo Gabinete de Relações Públicas e Comunicação com a colaboração do Serviço de Ciência, da InUAc e do estudante Pedro Alves, Presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Públicas e Comunicação da UAc. Para além da divulgação da oferta formativa da UAc, este espaço contemplou a dinamização de uma atividade relativa ao tema do evento, “vamos salvar os oceanos”, dedicada aos mais novos.

Artigo anteriorNoite Europeia dos Vulcões 2022
Próximo artigoSessão de abertura do ano letivo da Academia Sénior da UAc