O Coliseu Micaelense acolheu, no dia 30 de setembro, a edição 2022 da Noite Europeia dos Investigadores, das 18h00 às 24h00.

Esta iniciativa integra-se no projeto MACARONIGHT que contempla múltiplas ações, que se desenvolvem durante todo o ano letivo, em várias ilhas dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias envolvendo as escolas, universidades, investigadores, centros de ciência, instituições locais e a comunidade.

Neste festival de ciência dedicado aos investigadores, pretendeu-se proporcionar um ambiente de interação e partilha entre a comunidade científica e o público em geral. Com “Ciência ao vivo”, demonstrações, palestras, ateliers, conversas com os cientistas, desafios, jogos e momentos artísticos, proporcionou-se uma noite repleta de atividades para festejar a ciência e o trabalho dos cientistas.

Em 2022, a Noite dos Investigadores foi dedicada à Missão Starfish: Recuperação dos nossos Oceanos e Águas. Este tema pretende sensibilizar para a importância da investigação científica e tecnológica na proteção do ambiente aquático, com o objetivo de contribuir para a restauração e proteção da saúde dos oceanos e das águas até 2030, celebrando o recurso mais precioso do planeta – a água, fonte de vida.

O projeto MACARONIGHT é liderado por La Palma Research Centre SL (LPRC). Nos Açores, a organização ficou a cargo do Expolab-Centro Ciência Viva em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores.

O evento contou com o apoio da Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, bem como com a participação de várias entidades locais que, em conjunto com diversos cientistas, garantiram o alargado leque de atividades que esta noite ofereceu.

A UAc colaborou nesta iniciativa com a participação de vários investigadores e de centros e institutos de investigação, bem como através da dinamização da atividade “Viajando com Gaspar”, pela Fundação Gaspar Frutuoso. O evento contou também com a presença do “Espaço UAc”, organizado pelo Gabinete de Relações Públicas e Comunicação com a colaboração do Serviço de Ciência, da InUAc e do estudante Pedro Alves, Presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Públicas e Comunicação da UAc. Para além da divulgação da oferta formativa da UAc, este espaço contemplou a dinamização de uma atividade relativa ao tema do evento, “vamos salvar os oceanos”, dedicada aos mais novos.