Os estudantes do mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores (UAc) defenderam uma maior divulgação do património cultural da Região durante um seminário organizado pelos próprios estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A iniciativa promoveu o debate em torno dos desafios da gestão e valorização do património em territórios insulares, abordando temas como a pressão turística, a preservação cultural e o impacto das novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial.

Segundo os participantes, um dos principais desafios passa por aproximar a população do património regional e reforçar a consciencialização para a sua importância cultural e identitária: “É necessário dar a conhecer o património (…) O património não é só um objeto ou um monumento, é a nossa cultura coletiva”, afirmou Inês Miranda, aluna do mestrado. 

A pressão do turismo sobre o património cultural também esteve em destaque durante o encontro. Para Duarte Nuno Chaves, os Açores poderão vir a enfrentar desafios semelhantes aos sentidos noutros arquipélagos: “Temos de aprender a lidar com a proteção e valorização do nosso património cultural. Talvez os Açores ainda não sintam essa pressão, mas já vemos essa realidade noutros arquipélagos, como a Madeira, onde o fenómeno turístico tem vindo a aumentar”, sublinhou o docente.

Outro dos temas debatidos foi a relação entre património e tecnologia, numa altura em que a inteligência artificial assume um papel crescente na organização e divulgação da informação cultural.

O seminário contou ainda com a colaboração da Academia das Artes dos Açores e integrou a programação de Ponta Delgada Capital Portuguesa da Cultura.

Artigo anteriorMIRA assinala arranque público na Universidade dos Açores