Pico Mountain Observatory (OMP) on top of Pico Volcano

64

Decorreu no passado dia 9 de junho o Webinar “Pico Mountain Observatory (OMP) on top of Pico Volcano” onde foram apresentadas três curtas palestras de 10 minutos.

A investigadora Lynn Mazzoleni, professora associada do Departamento de Química da Universidade de Tecnológica de Michigan (USA), apresentou um estudo das propriedades químicas dos aerossóis no Observatório da Montanha do Pico (OMP) e o investigador Cláudio Mazzoleni, professor do Departamento de Física da mesma Universidade, apresentou um estudo sobre as propriedades físicas dos aerossóis no OMP e futuras oportunidades de investigação. 

Paulo Fialho, professor catedrático da Universidade dos Açores e investigador do Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), focou na sua palestra a situação atual e planos para o futuro do Observatório da Montanha do Pico.

Este observatório é uma estrutura de investigação científica situada nos Açores, que tem envolvido uma forte participação americana num esforço internacional para estudar o clima e monitorizar a poluição na região do Atlântico Norte. A localização estratégica e a elevada altitude, torna o OMP como uma infraestrutura única por comparação com outros observatórios situados na grande região do Atlântico Norte, para além de fornecer uma excelente base de apoio para observações de vigilância vulcânica.

Artigo anteriorTomada de posse dos membros cooptados do Conselho Geral da UAc
Próximo artigoWebinar “Porque deveremos investir em impedir a degradação da biodiversidade nas ilhas”