Uma equipa de investigadores que integra o Prof. Vítor Gonçalves da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do CIBIO Açores descobriu recentemente uma nova espécie de microalga na Poça da Dona Beija, na ilha de São Miguel.

Esta nova espécie de microalga, denominada pelos autores de Platichthys furnensis, numa alusão à localidade onde foi descoberta, pertence ao grupo das diatomáceas e só é conhecida nesse local. As duas espécies mais próximas desta nova espécie são a Platichthys krammeri existente nas ilhas Galápagos (Equador) e a Platichthys darwiniana encontrada no Chile, também num ambiente termal semelhante ao da espécie agora descrita nos Açores.

Trata-se assim de uma descoberta de grande importância, pois é o primeiro registo deste género de algas no hemisfério norte, o que abre a possibilidade de existirem outras espécies aparentadas ainda por descobrir em habitats idênticos. Para além disso, esta descoberta vem reforçar a singularidade da biodiversidade dos Açores e a necessidade de preservar este património natural.

Esta descoberta foi publicada no último número da revista científica Botanical Sciences. O artigo pode ser consultado aqui.

Artigo anteriorSessão de acolhimento online para novos estudantes Erasmus+
Próximo artigoDiversidade e ecologia de tecamebas na ilha de São Miguel revelada por investigadores da Universidade dos Açores