No dia 22 de outubro, teve lugar, na Universidade dos Açores (UAc), campus de Ponta Delgada, a cerimónia de entrega do Prémio de Mérito Científico da Universidade dos Açores – 2025, promovido pela Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores (CCAM dos Açores).

A distinção, no valor de 5.000 euros, foi atribuída à investigadora Bruna Almeida, pelo artigo “Top 10+1 indicators for assessing forest ecosystem conditions: A five-decade fragmentation analysis”, apresentado publicamente pela própria vencedora durante a sessão. A cerimónia contou com a presença do Vice-Reitor para a Administração, Planeamento e Infraestruturas da UAc, Francisco Martins, em representação da Magnífica Reitora, do Presidente do Conselho Diretivo da FGF, José Noronha Rodrigues, e do Presidente do Conselho de Administração da CCAM dos Açores, António Gomes de Sousa, acompanhado pelo Administrador Executivo Luís Lindo.

No âmbito da sua política de responsabilidade social e apoio ao conhecimento, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores anunciou o reforço da parceria com a Fundação Gaspar Frutuoso, aumentando em 20% o valor do prémio, que passará a 6.000 euros na edição de 2026. A próxima edição distinguirá trabalhos na área científica das Ciências Médicas e da Saúde.

Artigo anteriorFormação em Medicina de Catástrofe e Ação Humanitária reforça colaboração entre a UAc e o HDES