A Universidade dos Açores (UAc), em parceria com o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), está a desenvolver um conjunto de estudos para aprofundar o conhecimento sobre os impactos das alterações climáticas no arquipélago. No âmbito do projeto europeu Regions4Climate (R4C), os investigadores analisam a vulnerabilidade costeira e procuram soluções que auxiliem as comunidades mais expostas à erosão e ao avanço do mar.  

Uma das iniciativas é a implementação de uma ferramenta de realidade aumentada na freguesia dos Fenais da Luz, em São Miguel. Desenvolvida com a colaboração técnica da VIA University College, esta tecnologia permitirá visualizar, de forma interativa, como a linha de costa pode recuar ao longo do tempo, dando uma perspetiva clara dos riscos associados à erosão. A experiência inclui depoimentos de moradores, que partilharão informações sobre as mudanças que têm testemunhado na costa ao longo dos anos.  

O projeto R4C junta equipas de vários países europeus e pretende testar novas abordagens para tornar as comunidades mais resilientes aos desafios ambientais futuros. Nos Açores, o R4C tem duas equipas que trabalham de forma integrada, Francisco Martins, Helena Calado e Bruno Rosa da UAc e Luz Paramio, Catarina Gonçalves e Neuza Melo da FRCT. 

 

Artigo anteriorCurso breve de “Inglês para o local de trabalho”