Em entrevista ao Açoriano Oriental, o reitor da Universidade dos Açores, destaca o aumento do número de alunos como um sinal positivo de confiança na Universidade.

A Universidade dos Açores teve um aumento de 25% em termos de alunos colocados comparativamente a 2019, registando, percentualmente, o segundo maior aumento no conjunto das universidades portuguesas. O aumento do número de estudantes colocados na academia açoriana foi mesmo superior à média nacional. Efetivamente, depois de em 2019 terem sido colocados 425 estudantes, a Universidade registou este ano 611 colocações, às quais há ainda que acrescentar as que decorreram no âmbito de concursos especiais. 

Segundo João Luís Gaspar, “…o balanço é francamente positivo”, mas refere que “este é um ano verdadeiramente atípico, tendo-se verificado que o número de estudantes colocados no ensino superior no âmbito do Concurso Nacional de Acesso aumentou cerca de 15%”. Para o reitor “a razão de tal facto está relacionada com a subida das médias dos exames nacionais, mas também com o efeito da pandemia, o aumento de desemprego e a necessidade de as pessoas melhorarem as suas habilitações e competências para responder às enormes dificuldades que ainda vão ter de enfrentar.”. 

Independentemente de tudo, “a escolha que os estudantes e as suas famílias fizeram reflete uma elevada confiança na Universidade dos Açores”, referiu.

A entrevista encontra-se na edição de 10 de novembro de 2020, do Açoriano Oriental.

 

Artigo anteriorAcademia Sénior promove seminário “Interpretação de genes na doença de Alzheimer”
Próximo artigoA Universidade dos Açores e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro assinam um memorando de entendimento