No âmbito da cerimónia solene do 43.º aniversário da Universidade o reitor agraciou com a Medalha de Mérito Académico o Professor Doutor José Estevam Matos, como reconhecimento pelas suas atividades nas áreas do ensino, da investigação, da gestão universitária e da ligação à comunidade.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, o professor José Estevam Matos iniciou funções na Universidade dos Açores em 1978, como Assistente Eventual.

Médico Veterinário de formação e especialista em Zootecnia e Qualidade Alimentar, lecionou diversas unidades curriculares nas áreas da biologia da lactação, produção leiteira e lacticínios, que foram também os seus principais domínios de investigação.
Já no âmbito da medicina veterinária, assumiu a docência de unidades curriculares na área da microbiologia, virologia, patologia geral e anatomia patológica e foi membro honorário da Ordem dos Médicos Veterinários.
No âmbito da gestão universitária, desempenhou, entre outros, os cargos de vice-reitor e presidente do Conselho Científico.

No domínio da ligação com a comunidade, desenvolveu ao longo dos anos uma relação próxima com os produtores de leite e a indústria de lacticínios dos Açores, tendo sido presidente da Assembleia Geral do Comité Nacional do Leite e cofundador da Associação de Jovens Agricultores da Ilha Terceira.
Desempenhou, ainda, as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo.

Artigo anteriorUAc tem mais uma doutorada em Biologia
Próximo artigoUAc tem mais um doutorado em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX)