Reitor distingue com a Medalha de Mérito Académico o Professor Doutor José Estevam Matos

76

No âmbito da cerimónia solene do 43.º aniversário da Universidade o reitor agraciou com a Medalha de Mérito Académico o Professor Doutor José Estevam Matos, como reconhecimento pelas suas atividades nas áreas do ensino, da investigação, da gestão universitária e da ligação à comunidade.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, o professor José Estevam Matos iniciou funções na Universidade dos Açores em 1978, como Assistente Eventual.

Médico Veterinário de formação e especialista em Zootecnia e Qualidade Alimentar, lecionou diversas unidades curriculares nas áreas da biologia da lactação, produção leiteira e lacticínios, que foram também os seus principais domínios de investigação.
Já no âmbito da medicina veterinária, assumiu a docência de unidades curriculares na área da microbiologia, virologia, patologia geral e anatomia patológica e foi membro honorário da Ordem dos Médicos Veterinários.
No âmbito da gestão universitária, desempenhou, entre outros, os cargos de vice-reitor e presidente do Conselho Científico.

No domínio da ligação com a comunidade, desenvolveu ao longo dos anos uma relação próxima com os produtores de leite e a indústria de lacticínios dos Açores, tendo sido presidente da Assembleia Geral do Comité Nacional do Leite e cofundador da Associação de Jovens Agricultores da Ilha Terceira.
Desempenhou, ainda, as funções de Presidente da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo.