Esta quinta-feira, dia 28, no dia em que completou um mês à frente dos destinos da Universidade dos Açores (UAc), a Magnífica Reitora, Susana Mira Leal, reuniu com o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, para lhe apresentar cumprimentos e abordar um conjunto de assuntos de interesse mútuo.

Entre os vários assuntos tratados, informou sobre a acreditação de cinco mestrados de qualificação para a docência e a negociação em curso com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais para a viabilização da contratação de didatas para a docência dos mesmos. Em matéria de ensino, manifestou preocupação relativamente à necessidade de contratação de três médicos doutorados para a licenciatura em Ciclo Básico de Medicina, solicitando, para o efeito, a assinatura de um acordo entre a UAc e o Governo Regional semelhante ao assinado entre a Universidade da Madeira e o Governo daquela Região.

Na reunião, expressou também a vontade de constituir a InUAc como um centro de transferência tecnológica, alertando para a importância de a UAc ser elegível para as medidas relevantes do PO Açores 2030, bem como o interesse da UAc na retoma dos concursos para três cátedras financiadas em parceria pelo Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

No âmbito das várias matérias abordadas, o Presidente do Governo Regional reiterou a importância da UAc como parceira do GRA e o seu empenho pessoal no apoio à Academia Açoriana.

Artigo anteriorReitoria da Universidade dos Açores reúne com Direção da CCIPDL e com o COA
Próximo artigo“Quase um carimbo”: novo livro de Leonor Sampaio da Silva