No seguimento do protocolo assinado no dia 17 de maio entre a Câmara Municipal da Horta e a Universidade dos Açores (UAc) para a construção de uma nova residência no campus universitário da Horta, foi realizada ontem, dia 6 de junho, nos Paços do Concelho, a apresentação pública da parceria entre as duas instituições à comunidade académica, população e órgãos de comunicação social.
Esta parceria surgiu na sequência da candidatura feita pela Academia ao Programa Nacional de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis. Com um orçamento total de 18 milhões de euros para a criação de três novas residências universitárias, o projeto será cofinanciado por verbas do PRR, fundos próprios da Universidade dos Açores e apoio dos Municípios.
Na Horta, a nova residência terá um custo de cerca de 4 milhões de euros e contará com o apoio de 600.000 euros por parte do Município. Será construída na freguesia das Angústias e reforçará a oferta de alojamento na ilha do Faial com mais 50 camas.
Nesta sessão de apresentação pública, a Reitora da Universidade dos Acores, Susana Mira Leal, realçou a importância estratégica deste projeto para o desenvolvimento daquele polo, quer do ponto de vista da sua atratividade, quer no que respeita à melhoria do bem-estar dos estudantes. Na ocasião, aproveitou ainda o ensejo para anunciar que, a partir do ano letivo de 2026/2027, o 2.º e 3.º anos da Licenciatura em Ciências dos Oceanos passarão a ser lecionados no polo da Horta.