A Reitora da UAc, Susana Mira Leal, participou no V Encontro Internacional de Reitores Universia, que se realizou de 8 a 10 de maio na Cidade das Artes e das Ciências, em Valência (Espanha).

O encontro debateu o tema “Universidade e Sociedade”, focando três eixos: como impulsionar a aprendizagem ao longo da vida, o empreendedorismo e a inovação, e as redes e a interconexão entre as instituições de ensino superior, com as empresas e as organizações da sociedade. 

A edição de 2023 deste encontro reuniu mais de 1200 participantes, entre os quais 750 reitores de 14 países, responsáveis governamentais nas áreas do ensino superior e ciência, empresários e estudantes, entre os quais os finalistas do concurso de líderes e empreendedores Universia, que incluiu três estudantes portugueses.

O evento contou com a participação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, do presidente do governo de Espanha, Pedro Sanches, a presidente executiva do Grupo Santander, Ana Botín, e outros convidados de prestígio internacional como Tim Berners-Lee, inventor da Web, e Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro do Presidente Bill Clinton.

Do encontro resultou a Declaração de Valência, que estabelece um conjunto de compromissos subscritos pelos reitores presentes, tendo em vista a implementação de soluções criativas, inovadoras e transformadoras para fazer face aos enormes desafios sociais e ambientais da atualidade.

Artigo anteriorSeminário “Os desafios da cibersegurança no contexto da emergência da Inteligência Artificial”
Próximo artigoI Jornadas de Música – Intersecções Sónicas – na Universidade dos Açores