A reunião anual do consórcio europeu de especialistas que integram a Rede ESMI, a qual abrange cinco centros de investigação europeus dedicados à investigação sobre a doença de Machado-Joseph, terá lugar nos dias 30 e 31 de outubro, no Hotel Marina em Ponta Delgada. A organização da edição deste ano está a cargo do grupo de investigação liderado por Manuela Lima, docente da Universidade dos Açores (UAc).
A participação dos Açores na Rede ESMI é um esforço colaborativo que reúne profissionais da UAc, do Hospital do Divino Espírito Santo, do Hospital do Santo Espírito e da Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph (AAADMJ). Desde 2020 que a Rede ESMI-Açores recebe apoio do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.
O encontro será uma oportunidade privilegiada para reunir a comunidade científica, nacional e internacional, que se encontra na vanguarda da investigação sobre esta patologia. Além de investigadores, a reunião contará com a participação da AAADMJ e das empresas farmacêuticas Servier e UCB, reforçando assim a cooperação entre a investigação científica, o apoio aos doentes e o setor farmacêutico.