As investigadoras Verónica Neves, do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS da Universidade dos Açores, e Maria Magalhães da Direção Regional das Políticas Marítimas, realizaram um trabalho de campo no remoto Ilhéu da Vila, em Santa Maria, para estudar o enigmático painho-da-madeira (Hydrobates castro).
Estas aves marinhas noturnas, conhecidas pela sua incrível capacidade de navegação e longas migrações, encontram refúgio neste importante local de reprodução. Fica assim completa mais uma etapa do Projeto Seaghosts, que até 2027 vai estudar as populações de painhos em toda a Europa.
O Ilhéu da Vila abriga uma das colónias mais importantes de Hydrobates castro nos Açores, oferecendo uma oportunidade única de compreender o comportamento, a ecologia e os desafios enfrentados por esta espécie.
Os dados recolhidos contribuirão para compreender como estas aves marinhas enfrentam os desafios ambientais e apoiar os esforços para a criação de Áreas Marinhas Protegidas em torno de zonas de alimentação-chave. Ao proteger os seus habitats, também preservamos a saúde do ecossistema marinho.
Para mais informações consulte aqui .