A Universidade dos Açores recebeu uma comitiva da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais / Direção Regional dos Assuntos Culturais do Governo Regional dos Açores, na Sala de Reuniões do Edifício da Reitoria do Pólo de Ponta Delgada, na passada sexta-feira 5 de maio, para elaboração de um protocolo de colaboração que assenta em diversos projetos conjuntos.

Da parte da Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais / Direção Regional dos Assuntos Culturais do Governo Regional dos Açores, a reunião contou com a presença do Diretor Regional dos Assuntos Culturais, Duarte Nuno Chaves, do Diretor do Museu Carlos Machado, João Paulo Constância, e do Diretor do Arquipélago, Centro de Artes Contemporâneas, João Mourão.

Presentes em representação da Reitoria da Universidade dos Açores estiveram Artur Gil, vice-reitor para a Ciência, Inovação e Transferência de Conhecimento; e Adolfo Fialho, vice-reitor para Estudantes, Alumni, Cultura e Bem Estar. O encontro contou ainda com Leonor Sampaio, coordenadora da Academia das Artes da UAc; Berta Pimentel, vice-diretora do CEHu – Centro de Estudos Humanísticos; Susana Serpa Silva, diretora do CHAM-Açores – Centro de Humanidades; e ainda Pilar Damião, diretora do CICS.Nova.UAc – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Da reunião saíram premissas comuns de celebração de um protocolo entre a SREAC/DRAC e a UAc, onde ficou assente a vontade de colaborar nos domínios da investigação, da formação através da preparação de técnicos na área da documentação e da curadoria digital; estágios formativos e realização de unidades curriculares em contexto laboral. O protocolo visa ainda a parceria na digitalização, envolvendo vários serviços e técnicos da DRAC.

A parceria pretende, ainda, a cooperação na digitalização de acervos, nomeadamente arquivos históricos; a criação de um observatório da atividade cultural dos Açores; a instrução do processo de candidatura dos saberes e tradições da viola-da-terra a Património Cultural Imaterial de Portugal; e ainda na investigação e inventário patrimonial no âmbito do Projeto “Dio500 – História Religiosa dos Açores”, integrado nas comemorações dos 500 anos da Diocese de Angra.

Este foi o primeiro de vários encontros entre os agentes que firmaram a junção de esforços e competências num protocolo com diversos objetivos e projetos comuns.

Artigo anteriorAlunos da Escola Secundária Soares Basto visitam a UAc
Próximo artigoEstudantes da ES de Castro Verde na Universidade