No próximo dia 7 de junho, das 14h00 às 17h30, terá lugar na sala Multifunções do TERINOV (Terra-Chã, Angra do Heroísmo) o seminário “Novas abordagens na identificação de vírus vegetais aplicadas à flora nativa e à produção agrícola”.

Este evento é organizado pelo Centro de Biotecnologia dos Açores da Universidade dos Açores, no âmbito do projeto AzNativePlantVirus, onde se utilizaram novas tecnologias baseadas em metagenómica e sequenciação de alto rendimento para aceder de forma não enviesada ao viroma de plantas da flora endémicas dos Açores.

Um dos principais objetivos é o de despertar a comunidade científica, técnicos e entidades locais para novas tecnologias aplicadas ao estudo e identificação de vírus e as suas vantagens na mitigação dos seus impactos nos recursos fitogenéticos locais. Será discutida a necessidade de levar em consideração o conhecimento da dinâmica populacional de vírus presentes nos ecossistemas naturais, tanto nos programas de conservação da flora nativa como na prevenção da ocorrência de epidemias de vírus em culturas agrícolas.

O acesso ao evento é livre, mas carece de inscrição até dia 6 de junho e condicionado ao limite máximo do espaço. A inscrição pode ser feita através de formulário ou via e-mail

Programa

Cartaz do Evento

Artigo anteriorArtigo “Monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos ativos dos Açores” em destaque no UAciência
Próximo artigoPride Month na UAc