Ana Pires estará à conversa com jovens dos Açores sobre o seu relevante percurso profissional e académico. A Investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC está envolvida em vários projetos sustentáveis de mineração marítima/marinha, geotecnologias, geoengenharia e georrecursos. Foi também a primeira portuguesa a concluir com sucesso o Programa de Cientista Astronauta e, mais recentemente, foi a líder e a comandante do projeto CAMões (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space exploration), a primeira missão análoga Lunar em Portugal que teve lugar na Gruta Natal (Ilha Terceira) que decorreu no final de novembro de 2023.

Os encontros com a investigadora decorrerão no dia 7 de março pelas 14h00 no Anfiteatro IX da Universidade dos Açores no campus de Ponta Delgada, e no dia 8 de março pelas 10h15 na Escola Secundária de Lagoa e às 21h00 no Observatório Astronómico de Santana.

A iniciativa, uma organização conjunta do American Corner da Universidade dos Açores, do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa e do Observatório Astronómico de Santana (OASA), vem chamar a atenção para o papel das mulheres no desenvolvimento da ciência e tecnologia no âmbito da compreensão e exploração espacial.

Biografia

Artigo anteriorConcerto “Jovens Solistas pela Igualdade”
Próximo artigoVI edição do evento de comunicação de ciência “Fala Ciência? Comunicar Ciência nos Açores”