No âmbito da apresentação do livro “Questões de Identidade Insular na Macaronésia”, realiza-se no próximo dia 29 de outubro, pelas 17h00 (hora de Portugal continental), um Webinário com a transmissão em direto do lançamento desta publicação.

No evento participam, Duarte Nuno Chaves (CHAM), na qualidade de coordenador da obra, Carmo Duan e Lorena (Universidade do Minho), Javier Luís Alvarez Santos (CHAM), Rita Rodrigues (DRC-Madeira) e Susana Serpa Silva (CHAM).

Esta edição ocorre na sequência da parceria mantida pelo CHAM – Centro de Humanidades e a Santa Casa da Misericórdia das Velas, S. Jorge, Açores. Como consequência desta cooperação institucional resultou a concretização, desde 2011, de vários acontecimentos culturais e científicos efetuados, usualmente na ilha de S. Jorge e de forma pontual em outras ilhas do arquipélago dos Açores e na ilha da Madeira em 2018.

Espera-se, que o livro agora editado, com financiamento da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores, e com o apoio à edição da Secretaria Regional do Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira, contribua para a construção de uma narrativa que reflita a identidade insular, percorrendo as memórias arquipelágicas, através de uma cronologia alargada, desde o povoamento das ilhas até à contemporaneidade.

Coordenação de Duarte Nuno Chaves

Autores: Alcides Lopes; Ana Cristina Moscatel; Bruna Pereira; Carmo Daun e Lorena; Cláudia Faria; Duarte Nuno Chaves; Élia de Sousa; Graça Alves; Helena Rebelo; Javier Luis Álvarez Santos; Jorge António Cunha; José Andrade; José António Gomzáles Marrero; João Henrique Silva; Liliana Ferreira; Maria Manuel Velasquez Ribeiro; Mariano Gambin; Mercedes Chinea Oliva; Naedea Nunes; Rita Rodrigues; Sérgio Resendes; Susana Serpa Silva.

Paginação: Gonçalo Mendes

Capa: Laura Catarina Nunes

Fotografia de capa: Élia de Sousa

O acesso à transmissão em direto para o lançamento do livro está disponível no seguinte link.

Artigo anteriorWebinário “Contributos de Experiências Internacionais na Formação de Professores”
Próximo artigoPrémio Camões atribuído a Honoris Causa da UAc