No próximo dia 8 de setembro, no Auditório Norte do Complexo da Aula Magna, da Universidade dos Açores, terá lugar o XIV Congresso Ibérico de Geoquímica. Este evento desenrolar-se-á entre os dias 8 a 12 de setembro na Universidade dos Açores.
Este evento é organizado pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, da Universidade dos Açores, em colaboração com o Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal, o Ilustre Colegio Oficial Químicos Madrid y Asociación de Químicos e Ingenieros Químicos, o Consejo Superior de Colegios de Ingenieros de Minas de España e o Colegio de Geólogos de España.
Na senda de anteriores congressos ibéricos, realizados com carácter bienal alternadamente entre Portugal e Espanha, este evento pretende congregar investigadores e profissionais de várias áreas, mas com um interesse comum: a origem, distribuição e dinâmica dos elementos químicos no planeta Terra e outros corpos celestes, incluindo os processos e reações que modificam a composição dos materiais geológicos.
Celebrado sobre o tema Geoquímica: novos desafios, novas soluções, o Congresso pretende sublinhar o contributo da Geoquímica para a mitigação de múltiplos desafios que a humanidade enfrenta atualmente.