A Universidade dos Açores (UAc) recebeu esta terça-feira, 2 de setembro, no campus de Ponta Delgada, a visita da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR), presidida por Pedro Dominguinhos.

No decurso da reunião, foram apresentados os principais avanços dos projetos financiados pelo PRR em que a UAc participa em consórcio nacional e internacional, nomeadamente o Innov2Care, o SAPIEN, o Digital Sul + Ilhas, o Living the Future Academy (LFA), o Vertical Algas e o AI4PORTS. Estes projetos abrangem áreas estratégicas como a modernização do ensino, a inovação pedagógica, a capacitação digital, a formação avançada, a valorização de recursos marinhos e a aplicação de inteligência artificial à monitorização de infraestruturas portuárias.

Na reunião foram igualmente apresentados os avanços na construção das três novas residências universitárias da UAc nos três polos, que irão ampliar a capacidade de alojamento estudantil da UAc em 270 camas, um investimento considerado essencial para garantir uma maior democraticidade no ensino e melhores condições de integração e sucesso académico aos estudantes. A reunião, que contou também com a presença da presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Piedade Lalanda, terminou com uma visita à obra da residência em Ponta Delgada, sublinhando a importância desta aposta estratégica.

O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento, Pedro Dominguinhos, destacou, durante a visita, a importância do papel das instituições de ensino superior para “um Portugal mais coeso e mais inclusivo”, sublinhando também a capacidade da UAc de modernizar-se através dos investimentos do PRR.

Após esta reunião em Ponta Delgada, a Comissão Nacional de Acompanhamento visitará também o polo de Angra do Heroísmo, no próximo dia 4 de setembro.

 

 

Artigo anteriorUAc acolhe XIV Congresso Ibérico de Geoquímica
Próximo artigoUAc promove conferência sobre a crise da habitação nos Açores