A Universidade dos Açores (UAc) e a Escola Básica e Secundária do Nordeste assinaram, no passado dia 16 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação no âmbito do domínio científico e pedagógico de consultadoria da atividade de Filosofia com Crianças e Jovens.

À semelhança do que já acontece desde 2015 com a Escola Básica e Integrada Armando Côrtes-Rodrigues e, desde 2022, com o Colégio Jean Le Boulch (em Lima, Perú), a Escola do Nordeste junta-se à rede de instituições educativas com quem a UAc desenvolve diferentes parcerias.

Estes protocolos foram assinados no âmbito do trabalho que, nas últimas décadas, a UAc tem vindo a promover na área da Filosofia para Crianças, quer enquanto linha de investigação sedeada no NICA: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente, quer enquanto oferta formativa através do Mestrado em Filosofia para Crianças, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Estas parcerias permitem que a UAc possa apoiar de modo estruturado diferentes Escolas na constituição e manutenção dos seus projetos próprios de filosofia com crianças. Para além disso, os docentes e as crianças destas Escolas tornam-se importantes parceiros da formação e da investigação que a UAc promove.

Artigo anteriorArtigo “BACA: um arquivo vivo para a conservação da biodiversidade microbiana dos Açores” em destaque no UAciência
Próximo artigofilosofâncias: oficinas de filosofia com crianças na UAc