A Campanha SOS Cagarro, que existe desde 1995, tem como objetivo a preservação desta espécie ameaçada. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (FCT-UAc) junta-se à iniciativa, promovendo uma sessão de esclarecimento no próximo dia 11 de outubro (sexta-feira), às 17h00, no Anfiteatro A.024 do Complexo Científico da UAc, no campus de Ponta Delgada.
A sessão é aberta à comunidade académica e ao público em geral, convidando todos a participar ativamente na campanha. Além de contribuir para a proteção dos cagarros juvenis, a iniciativa visa também fomentar o conhecimento científico sobre a espécie.
O cagarro (Calonectris borealis) é uma ave marinha que nidifica nos Açores. Estas aves em breve vão iniciar a sua migração para o Sul, percorrendo milhares de quilómetros até chegar ao seu destino. São aves muito ativas durante a noite, e a poluição luminosa provoca o encandeamento de muitos juvenis que saem dos seus ninhos, caindo por terra e ficando sujeitos a ser atropelados ou mortos por predadores.