A Aliança EUNICoast – Universidade Europeia de Ilhas, Portos e Territórios Costeiros, da qual faz parte a Universidade dos Açores (UAc), organizou a sua 1ª conferência online no passado dia 27 de setembro.

Com um duplo objetivo, a conferência apresentou a Aliança EUNICoast ao público e propôs um conjunto de palestras selecionadas nos cinco domínios temáticos cobertos pela Aliança EUNICoast:

  1. Identidades, Conhecimento Local e Património Cultural em Comunidades Insulares e Costeiras.
  2. Economia Azul Circular, Logística Portuária e Turismo Azul Sustentável.
  3. Governança, Planeamento, Gestão e Monitorização de Comunidades Insulares e Costeiras.
  4. Saúde, Proteção da Biodiversidade, Soluções Baseadas na Natureza e Exploração Sustentável de Recursos Costeiros/Marinhos.
  5. Engenharia e Soluções Baseadas em Dados para Infraestruturas Costeiras, Energias Renováveis Marinhas, Segurança Marítima e Sistemas de Navegação.

No total, foram apresentadas cerca de 90 comunicações orais pelas 13 universidades membros da aliança, organizadas em sete sessões paralelas. A e-conferência contou com a participação de 378 inscritos, incluindo mais de 40 participantes de fora da Aliança. Dezanove destas comunicações orais (mais de 20% do total) foram efetuadas por investigadores da UAc, revelando um elevado envolvimento e entusiasmo da comunidade académica da UAc perante o potencial da Aliança EUNICoast para a promoção de iniciativas conjuntas de educação, formação, investigação, inovação e extensão.

O programa detalhado da conferência está disponível aqui.

Reunindo 13 instituições de Ensino Superior europeias (de 12 países diferentes) situadas em regiões insulares, costeiras e portuárias, a Aliança Universitária Europeia EUNICoast procura criar conexões significativas entre territórios e comunidades marítimas e capacitar os estudantes para se envolverem de forma ativa, respondendo melhor aos desafios societais e ambientais pertinentes.

Financiado pela Comissão Europeia com cerca de 14 milhões de euros, o projeto terá início oficial a 1 de novembro de 2024, prevendo inúmeras atividades ao longo de 4 anos (2024-2028).

Visite o portal para saber mais sobre a aliança e manter-se atualizado sobre as suas futuras ações.

Artigo anteriorSASE promovem workshop sobre “Snacks saudáveis”
Próximo artigoPrimeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, visita o Instituto OKEANOS da UAc