A Universidade dos Açores (UAc) acolhe um encontro científico para evocar o centenário da “Missão Intelectual”, que trouxe aos Açores um grupo de personalidades portuguesas, a convite de José Bruno Carreiro, diretor do Correio dos Açores. O evento, que terá lugar nos dias 2 e 3 de dezembro, no Anfiteatro VIII do campus universitário de Ponta Delgada, visa dar a conhecer as ilhas, defender os seus interesses e clarificar os objetivos autonomistas a nível nacional.
O Colóquio, organizado pelo CHAM Açores (NOVA/UAc) em parceria com o CEHu-UAc, visa assinalar o centenário desta Missão reunindo especialistas das áreas de História, Literatura, Cultura e Ciências Sociais. Pretende-se relembrar a época, o significado histórico da visita, dar a conhecer os visitantes, e analisar as implicações que a viagem teve a nível local e nacional. O encontro oferecerá também uma oportunidade de refletir sobre o papel e a importância dos intelectuais no passado e no mundo atual.
O evento contará com três painéis de comunicações e duas conversas: com Carlos Fiolhais e Maria do Rosário Pedreira.
A conferência de encerramento terá lugar no Palácio da Conceição e será proferida por Viriato Soromenho-Marques, reputado filósofo e Professor Catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa.
O evento é aberto ao público.